abcabcabc Quais são os tipos de site que existem? - Creativei
Escolha uma Página

Quais são os tipos de site que existem?

'25 maio,2017' | Negócios, Tecnologia

Automaticamente, você pensa “Preciso de um site para minha empresa”, mas antes de tomar a decisão, saiba que existem vários tipos de sites, e quanto mais souber informações sobre cada um, mais fácil será escolher o que se encaixa com a sua empresa.

Site institucional

O site institucional é como se fosse o cartão de visitas online da instituição. É aquele que possui o objetivo de divulgar todas as informações da empresa, seus produtos e serviços, serve para empresas comerciais e para as demais para informar seus públicos sobre sua localização, contato, missão, etc.

Ele é ideal para apresentar sua empresa para aqueles clientes que foram indicados por algum amigo, mas ainda não possui todas as informações que deseja. Este tipo de site é aconselhável para aquelas organizações que começaram há pouco tempo no mercado e não contam com conteúdo vasto para publicações.

Site dinâmico

É aquele em que as atualizações podem ser feitas de maneira mais fácil, com conteúdo constante, permitindo um site mais renovado. No site dinâmico, há a inserção das redes sociais, como o Facebook e o Twitter, o que permite uma maior atração para quem for acessá-lo. Nele, existe também postagens com fotos e vídeos, nele é possível incluir um blog, que poderá expandir o número de clientes. Este tipo de site serve para aquelas empresas que querem integrar todo o seu conteúdo às redes sociais e que queiram atrair um público mais ligado as novas plataformas de comunicação.

Site one page

Como o nome já diz, um site de uma página só. Serve para pequenas e médias empresas, que estão começando o seu negócio e ainda não possuem uma variedade de conteúdos para publicar com uma certa frequência.

O one page serve também como uma boa opção para aquelas instituições que trabalham apenas com um tipo de produto, é ideal para empresas que querem atingir um público mais jovem e conectado. Já que a principal vantagem deste tipo de site é a rapidez que ele permite para usuários mobiles, pois não demoram a carregar, nem abrem uma outra página.

Blogs

Os blogs são sites fundamentais para aqueles clientes que gostam de se manter atualizado todos os dias sobre as principais novidades da empresa. Eles comumente são incluídos no site dinâmico, assim como as redes socais. Servem para empresas que queiram manter um relacionamento mais informal e criar um laço mais próximo com seu público-alvo e também deixá-lo informado sobre seus novos produtos.

Uma empresa que fizer uso de um blog, deve ter em mente que este tipo de site é ideal para divulgação e marketing empresarial, pois convencem seus clientes de forma menos evasiva, através das famosas dicas.

Portais

Os portais são sites que divulgam qualquer conteúdo, independentemente do tema, neles podem conter informações de política a esporte. Seus conteúdos são publicados de acordo com o interesse do público, para que sejam estimulados a realizarem uma nova visita no site todos os dias. Além do conteúdo, são oferecidos diretórios para outras plataformas, notícias, previsões do tempo, mapas, fóruns, etc. Esse tipo de site serve para empresas que trabalhem especialmente com a divulgação de notícias, e que queiram vender seu conteúdo, fazendo com que o leitor sempre retorne para ‘consumir’ seu produto, como o UOL, G1, Yahoo, dentre outros.

O que um site deve ter?

Antes do questionamento de “Por que ter um site?”, é importante ter conhecimento dos itens que devem ser essenciais para seu funcionamento, como: ser dinâmico, fácil de atualizar, boa arquitetura e fácil de usar, conteúdo relevante, integração com as redes sociais, responsivo, dentre outros.

Ser dinâmico e fácil de atualizar

Um site dinâmico permitirá que você integre todo o seu conteúdo para todas as redes sociais da empresa, seja Facebook ou Twitter. Nele ainda possui a vantagem de o cliente comentar sobre qualquer assunto no qual você publicou, permitindo uma interação com seu público, essencial nos dias atuais. Os clientes gostam de empresas que procurem atender suas necessidades e mostrem interesse em solucionar seus problemas.

Outra vantagem do site dinâmico é que eles são mais fáceis de atualizar, e na correria do mundo atual, praticidade é fundamental para os negócios, afinal, tempo é dinheiro.

Boa arquitetura de informação e ser fácil de usar

Seu site deve ser fácil de usar, de modo em que a pessoa o acesse e não encontre dificuldades para procurar o que deseja. Obtendo uma boa arquitetura de informação, sem dúvidas contribuirá para o sucesso do seu site, pois o cliente sempre voltará a acessar todo o seu conteúdo, de maneira prática, rápida e eficiente. É muito comum encontrar sites com a arquitetura da informação totalmente desorganizada, com links que não condizem com a imagem, ou o banner que está no lugar errado, o que acaba afastando clientes em potenciais.

Ser feito por profissionais

Antes de pensar “preciso de um site para minha empresa?”, vale destacar a diferença de um site feito por um profissional e aqueles que já veem prontos. Os profissionais permitem que você possa alterar o seu layout (design), ele será exatamente como deseja, pode ser modificado de acordo com seus gostos e preferências.

Já nos sites prontos, em sua maioria grátis, haverá sempre uma empresa com o mesmo site que você, o layout é limitado, os modelos são iguais para todos. Com a ajuda de um designer, você terá um site totalmente original, do seu jeito.

Ser otimizado para o Google

O Google é um dos sites de buscas mais acessados do mundo, as pessoas fazem uso para pesquisar sobre diversos assuntos e adquirir novos produtos. Estar visível nele trará diversos benefícios para sua empresa, como a conquista de novos clientes, mostrar sua credibilidade, dependendo do segmento, públicos diversificados podem comprar suas mercadorias.

Não aparecer no Google, é dar um passo para trás nos negócios, atualmente as pessoas estão cada vez mais conectadas e com pressa. Otimizar seu site para a ferramenta de buscas responderá sua pergunta de “por que ter um site?” e lhe renderá a visibilidade que precisava.

Publique conteúdo relevante

Criar conteúdo relevante permitirá que o tráfego do seu site aumente, trará valor a sua empresa, seus clientes passarão mais tempo acessando seu conteúdo e faz com que o posicionamento no Google cresça. Mas para isso, é necessário pesquisar sobre os assuntos que interessam seu público-alvo, seja pelas redes sociais ou até mesmo pelo próprio e-mail.

Não adianta publicar um conteúdo por publicar, e ver o que acontecerá, já que o objetivo é alcançar potenciais clientes, consumidores e conquistar suas fidelizações. Mesmo que não haja retorno imediato, essas pessoas divulgarão sua empresa para os demais.

Tenha uma conta do Analytics

Ter um site e não saber a quantidade de visitas, de onde elas surgiram, quais as páginas mais visitas, quais palavras são utilizadas para chegar até seu site, é praticamente jogar fora todo o trabalho que sendo conquistado. Conhecer as pessoas que estão acessando seu site, é fundamental para medir o feedback, e a partir dele, implementar estratégias de melhorias ou continuá-las.

Para isso, é fundamental criar uma conta no Google Analytics, o serviço é feito de forma gratuita e permitirá que você tenha conhecimento das visitas que possuem em seu site, dentre outras vantagens.

Ser responsivo

A cada dia as pessoas continuam com pressa, com o avanço tecnológico, é possível acessar qualquer informação pelo celular, e se seu site for responsivo, poderá facilitar a vida de muitos usuários. Ter um site com esse benefício, trará maiores vantagens para o usuário, e pensando nisso o Google ranqueia esses tipos de sites para que as pessoas que acessem tenham melhor experiência ao acessá-lo, com experiência mais ricas para quem utiliza o serviço.

A empresa que não possui um site responsivo, perde posicionamento no Google, assim como número de visitantes que acessam da plataforma mobile.

Integração com as redes sociais

Estar presente em todas as plataformas utilizadas pelos clientes é fundamental nos dias atuais, pois qualquer pessoa possui uma conta no Facebook, por exemplo. Contar com botões de compartilhamento de conteúdo e links para as redes sociais será importante para a otimização do seu site nas ferramentas de buscas como o Google, além de que, aumentará a visibilidade da sua marca nas redes sociais, fazendo com que você conquiste outro tipo de público para seus negócios, bem como mostrar para seus clientes que sua empresa possui mais um canal para facilitar a comunicação de ambos.

O que não fazer em um site

Um site deve ser tratado com seriedade, é a imagem que a empresa quer passar para seus clientes. Seu conteúdo deve ser interessante, com segurança e sem exageros, confira nos próximos tópicos o que não deve ser feito no “site para minha empresa

Ter conteúdo duplicado

“Eu posso colocar conteúdos copiados no site para minha empresa”? Esta pergunta pode ser facilmente respondida. Isto gera uma insatisfação nos clientes, em ver que o conteúdo do seu site é feito de Ctrl C e Ctrl V de outras páginas. Fora o incômodo, há também uma desvantagem perante o Google, pois o mecanismo de busca, entende que você pretende manipulá-lo, em vez de criar seu conteúdo, além de se tratar de um plágio, disponibilizar aquilo que você não criou. Portanto, se você achou interessante o conteúdo de outro site, é importante que haja o devido crédito.

Falta de segurança

Investir na segurança do seu site é fundamental para ficar longe de hackers, que podem roubar todos os seus dados, dinheiro, e principalmente pôr em risco a credibilidade da sua empresa, com publicações que podem denegrir a instituição, e em alguns hackeamentos chegam a espalhar vírus e malwares para os clientes.

Por isso, quando você pensar “por que ter um site com segurança?”, não hesite em se colocar na situação dos seus clientes, que podem ter suas informações vazadas. Em casos de compra pela plataforma, é imprescindível ser segura, pois o hacker pode ter os dados bancários dos usuários.

Usar animações

“O site para minha empresa pode ter animações”? Antigamente era comum ver muitos sites desenvolvidos em Flash, mas nos dias atuais fazer uso deste recurso não é bom, pois o Google não indexa o site da melhor forma, há a possibilidade para fazer isto, mas com cobranças.

As animações dificultarão a busca do Google, trará problemas, se quiser alterar seu próprio conteúdo, não terá como fazer, já que você não é um web designer, além de que as informações precisam ser atualizadas da maneira rápida e seus clientes que fizerem uso de celular, não visualizarão as animações.

Crie já o seu

Agora que sua dúvida sobre “Preciso de um site para minha empresa?” foi sanada e você percebeu como a nova forma de comunicação exige que as instituições se moldem com a realidade de seus consumidores. O que você acha de criar um site? Deixe sua opinião.

Contato
(55) 9 9619-1715 – Alex
(55) 9 9927-7198 – Harry
Redes Sociais
Creativei

 

© Copyright 2016 Creativei

 

Share This